Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O 3º ANO ESTUDA OS ANIMAIS






















































O 3º ANO INICIOU UM ESTUDO SOBRE OS ANIMAIS EM GERAL....
















O 3º ANO PESQUISOU HOJE NA INTERNET 
 E APÓS JOGOS DE COMO CUIDAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS:

http://www.njogos.pt/cuidar_de_animais/http://

jogos360.uol.com.br/animais_de_estimacao/

Cuidados com os animais domésticos

Escola Kids »
Cuidados com os animais domésticos
Cuide bem dos animais
Os animais sempre foram utilizados na vida do homem, seja como forma de alimentação, para trabalhos pesados, para carregar cargas ou como meio de transporte ou companhia. Com esse convívio, algumas espécies que antes viviam soltas, livres pela natureza, passaram a ser domesticadas. O cachorro é considerado o maior amigo do homem, pois é fiel, defende seu dono e fica alegre com sua presença.
Para mantermos contato com animais domésticos, como ter um cachorrinho dentro de casa, são necessários alguns cuidados, para garantir a saúde dos animais e das pessoas da nossa casa.


- Levar ao veterinário para fazer as vacinações necessárias é uma importante atitude, pois existem doenças sérias que podem ser transmitidas pelos cães. Assim como as pessoas precisam se prevenir das doenças, os animais também precisam de cuidados para não contraí-las.

- Fazer a tosa dos pelos em excesso também é um importante cuidado para que o animal fique livre do calor excessivo e de parasitas; e com uma boa aparência. Além disso, suas unhas devem ser cortadas, pelo veterinário, se estiverem muito grandes, pois podem machucar o próprio animal, quando ele se coça.

- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho, com pasta de dentes especial, é uma forma de cuidar de sua higiene, assim como cuidamos da limpeza do nosso corpo. O animal também gosta de ser bem tratado, de ficar limpo e cheiroso.

É comum o aparecimento de pulgas e carrapatos nos animais e, por isso, são necessários cuidados especiais para que se livrem desses parasitas. Normalmente os sabonetes e xampus próprios para animais domésticos contêm substâncias tóxicas que matam esses bichinhos, mas muitas vezes eles precisam ser catados do corpo do animal, pelo próprio dono. Por chuparem o sangue dos animais de estimação, esses seres vivos podem causar muitas doenças.


Os animais que vivem em nossas casas se acostumam com a nossa presença e sempre que chegamos ficam alegres. Eles demonstram isso quando balançam o rabinho, olhando para nós. Por isso, é importante que os bichinhos recebam atenção e carinho, e sempre tenham alguém disponível para brincar um pouquinho com eles. Alguns brinquedos também ajudarão a deixá-los felizes quando sozinhos.

A alimentação dos animais deve ser adequada para sua espécie. Hoje em dia podemos encontrar rações que eliminam o mau cheiro das fezes, rações mais nutritivas, etc. Além disso, animais devem beber água fresca, se possível filtrada.

É importante que os vasilhames de água e comida estejam sempre limpos e que as sobras sejam descartadas, evitando o aparecimento de outros bichos ou de bactérias e fungos. É errado dar comida de gente para os animais, pois essa pode prejudicar a saúde deles, além de deixar o pelo e os dentes feios.

Ao encontrarmos animais abandonados e sofrendo maus tratos, pelas ruas das cidades, devemos ligar para os órgãos de proteção aos animais, que poderão recolhê-los e realizar os cuidados necessários, dando abrigo e alimentação. É muito triste saber que há pessoas têm coragem de abandonar seu animal de estimação!
Quanto aos animais selvagens, a melhor forma de cuidar deles é respeitando-os. Por isso, nada de pegar, tocar, cutucar, ou jogar objetos nesses seres vivos.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Avaliação 7.8


A HISTÓRIA DO GIRINO

  Em uma tarde de sol fomos com a professora passear em um lugar muito bonito onde tinha muita árvore, grama e água. Então meu colega  resolveu retirar do laguinho um pouco da espuma esbranquiçada que estava boiando na água.
Levou para sala de aula, dentro de uma garrafa pet.
Todos nós ficamos curiosos para saber o que era aquilo, então a professora falou:
_ Vamos colocar essa espuma em vasilhas diferentes, uma em água do laguinho com raízes aquáticas e outra em água da torneira e todas as semanas vamos olhar o que acontece.
   Toda 2ª feira, anotávamos as mudanças que ocorriam e para nossa surpresa, um dia percebemos que aquelas bolinhas que estavam na espuma cresceram e foram criando pernas, olhos, boca.Enfim se transformaram em filhotinhos de sapo para nossa surpresa. Então resolvemos pesquisar nos livros e internet todas as informações que precisávamos.
   Naquela espuma eram ovos de sapo  que foram com o tempo virando sapinhos.
  E você, vai pesquisar também sobre a metamorfose do sapo?


"O CÃO É NOSSO MELHOR AMIGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário